Com o objetivo de discutir sobre os fatores de risco, formas de diagnóstico e tratamento da formação do pensamento suicida, o vereador Pequeno Soares promoveu uma live na última sexta-feira, (4), para tratar essa é outras questões acerca do Setembro Amarelo. A transmissão contou com a participação do profissional da psicologia Amilton.
Na live, também foi discutido sobre como o atendimento a casos de suicídio e de tentativa de suicídio aumentaram com a pandemia de coronavírus. Com o aumento significativo dos casos, o evento online serviu para alertar às autoridades, que ainda não têm enfrentado o problema como deveria.
O suicídio pode afetar indivíduos em diferentes fases e situações da vida. Neste caso, foi discutido como não é possível determinar um único fator, e como é necessário observar alguns sinais que são manifestados em uma crise suicida, como sofrimento, manifestações verbais para chamar a atenção de amigos e pessoas próximas.
Todos os fatores de riscos foram debatidos durante a transmissão que apresentou variadas temáticas para a construção de ações que possam promover a melhor forma de prevenção ao suicídio e reverter os dados negativos da doença em época de pandemia e dias normais.