O Projeto de Lei (PL), N° 172 de agosto de 2019, concede a cidade de Lagarto o Título de ‘Centro da Agropecuária e dos Esportes Equestres’. É de autoria da deputada estadual Goretti Reis (PSD) e foi aprovado no dia 20 de agosto, por unanimidade, durante sessão na Assembleia Legislativa de Sergipe. Iniciativa, de acordo com a parlamentar, é uma forma de reconhecimento a grandeza do setor para o desenvolvimento econômico de Sergipe. A concessão desse título é para a população que sobrevive e sabe a importância da atividade agropecuária no município que tem notoriedade nacional, devido as grandes vaquejadas, realizadas anualmente e, que impulsionam a economia do pais, já que os participantes vêm de vários estados.
Além do tradicional Parque de Vaquejada Zezé Rocha que desde 1963 realiza um dos mais tradicionais eventos de vaquejada do Brasil, em 2016 foi criado o Parque das Palmeiras, com o objetivo de fomentar ainda mais o esporte equestre e o mercado do cavalo. Parque reconhecido e apelidado de a Disneylândia da Vaquejada. O primeiro parque coberto do mundo que contempla moderna estrutura para o esporte com atenção para o bem-estar do animal e do homem.
As atividades econômicas da cidade estão expressivamente pautadas nos produtos agrícolas, com destaque no cultivo de banana, milho, pimenta, acerola, tabaco, mandioca, plantas cítricas entre outros. Na criação de animais, destaque para os rebanhos de gado de corte, considerado o maior do Estado, ovinos, referência nacional da raça Santa Inês, suínos; equinos e os galináceos. O Parque de Vaquejada Zezé Rocha é considerado um dos maiores do Brasil e recebe vaqueiros de todo país, além de grandes apresentações de renomados artistas da música brasileira.
“É preciso reconhecer os empresários que acreditam e investem em nosso município. Zezé Rocha e Geraldo Magela são responsáveis por boa parte do desenvolvimento de Lagarto, Sergipe e do Brasil. A Vaquejada é um evento que devido a Lei nº 8.278 de 06/09/2017, também de minha autoria, faz parte do Calendário Turístico de Sergipe. Parabéns a Lagarto por essa merecida honraria, e aos que contribuem para o sucesso de nossa cidade”, ressaltou Goretti Reis.
Instituto de identificação
Ainda durante a sessão, a parlamentar apresentou requerimento, solicitando ao presidente da Casa, deputado Luciano Bispo, que seja feito um convite ao diretor do Instituto de Identificação de Sergipe, Jenilson Gomes, para falar sobre a suspensão das atividades do Instituto, até setembro, e sobre as mudanças que ocorrerão na Carteira de Identidade.