Nesta segunda-feira, 3, o Programa Sergipe em Destaque, apresentado por Aclécio Prata, destacou um caso emocionante, ao mesmo tempo revoltante, sobre uma lagartense que realiza tratamento no Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo.
Segundo relatos da irmã da paciente, a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, juntamente da secretária de Saúde, Polyana Ribeiro, estão negando as passagens para o retorno da enferma. No desespero do relato, ela chorou: “ A prefeitura municipal cedeu à minha irmã, apenas passagens de ida, não de retorno ao município. Ela já foi liberada para voltar para casa, mas não temos condições de arcar com o custo das passagens” diz.
Familiares da paciente oncológica, que estão em Lagarto aguardando o retorno dela, solicitaram falar com Polyana Ribeiro, mas foram barrados no gabinete da secretária, irmã do deputado federal Gustinho Ribeiro.
Outro caso
Em junho deste ano, um caso semelhante chocou os lagartenses. Um senhor, cujo filho realiza tratamento no Hospital do Câncer de Barretos, tendo que viajar sempre entre Sergipe e o estado paulista, com o tratamento garantido pelo Hospital, não teve o mínimo de apoio da gestão da prefeita e da secretária de saúde para comprar as passagens.
Tratamento Fora de Domicílio (TFD)
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotado todos os meios de atendimento. Ou seja, Hilda e Polyana estão infringindo um direito garantido, a fim de mais um mando e desmando, sem qualquer justificativa, mas com a habitual arrogância e ausência de empatia da gestão.
Escute o relato: