Servidores e o diretor do Hospital de Pequeno Porte do município de Arauá, foram flagrados acendendo fogueira e confraternizando em frente à unidade de saúde, na noite dessa sexta-feira (12), véspera de São Pedro. As atitudes desrespeitam as recomendações municipais, estaduais e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O prefeito da cidade, Ranulfo dos Santos (PSB), informou que esteve no local e que interrompeu o evento. Quatro servidores efetivos [dois motoristas, um vigia e um enfermeiro] foram suspensos por 8 dias e o diretor da unidade afastado por tempo indeterminado.
“As providências foram tomadas na mesma hora. Num momento crítico como esse, a gente tem que levar a sério e entender que os costumes mudaram”, disse o gestor. O caso continua investigado.
Nas nas imagens é possível ver cerca de cinco servidores. Alguns sem máscaras, ou usando o equipamento de forma irregular, e comendo e assando milhos na fogueira.
O evento foi flagrado e denunciado por populares preocupados com a aglomeração durante a pandemia do novo coronavírus no município, que tem letalidade pela doença de 57,1%, a maior do estado. Até ao último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, eram 7 casos e 4 mortes.
De acordo com o prefeito, a população em geral não está colaborando com o isolamento social, que atualmente é de 49%. “É o maior trabalho no município para a gente controlar essa situação. Estamos atuando com a polícia, mas é algo incontrolável”, lamentou Ranulfo dos Santos.
Fonte: G1 SE