Denunciar os descasos constantes da Prefeitura de Lagarto gera perseguição aos servidores do município. No dia 20 de maio, uma médica do Povoado Brejo, indignada com a situação calamitosa da estrutura da Unidade Básica de Saúde, gravou um vídeo (http://www.oboloegrande.com.br/video-enquanto-hilda-e-gustinho-dizem-que-lagarto-tem-a-melhor-saude-do-estado-medica-de-ubs-denuncia-o-descaso-da-gestao/ ) em sua conta no Instagram (pública) mostrando a realidade da saúde em Lagarto. Na gravação: sala de vacinação alagada, teto com risco de queda e equipamentos em péssimas condições.
Após o vídeo “viralizar” em Lagarto, a médica foi exonerada. A demissão ocorreu no dia 29 de maio, pouco tempo depois do ocorrido. O caso provocou fortes críticas dos funcionários da Saúde, pois o abandono da UBS já era de conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde, mas sem providências da responsável pela pasta, a secretária Polyana Ribeiro, foi preferível demitir uma profissional capacitada.
O vídeo foi um pedido de respeito para com os pacientes, enfermeiros e médicos.
Recursos
Mesmo com os recentes recursos enviados pelo Governo Federal na casa dos R$ 11 milhões, com a necessidade de se investir mais em saúde durante o surto da Covid-19, não houve empenho para reformas.
A exoneração da médica confere abuso e desrespeito à classe médica, em busca de calar o óbvio: “Lagarto Linda”, slogan da prefeita Hilda Ribeiro, não existe.