A Creche Almir do Picolé, que atende a 90 crianças no conjunto Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro, é uma das instituições que receberam os primeiros kits com produtos antissépticos e materiais de limpeza adquiridos pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) com apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As doações beneficiam instituições filantrópicas e órgãos públicos da administração estadual.
Almir Santana Paixão, mais conhecido como Almir do Picolé, que é responsável pela creche na Piabeta, conta que vai redirecionar os materiais a diversas famílias da região. “Por causa do isolamento social, as crianças não estão aqui na creche. Mas nós estamos indo de casa em casa, conversando com as mães e levando as doações. Em muitos casos, quando faltam as coisas em casa, essas famílias vêm aqui nos pedir. Por isso agradeço pela contribuição do Governo e do ITPS e peço que Deus abençoe a todos os envolvidos”, comenta.
O programa de doações do ITPS é baseado na entrega de kits, compostos de álcool em gel produzido pelo próprio instituto, álcool líquido, água sanitária, detergente, sabonete líquido e máscaras de tecido. O objetivo das doações é auxiliar nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
O Same é outra instituição beneficiada pela ação. Lá, as doações vão auxiliar na proteção da saúde dos idosos. “O Same é uma instituição de longa permanência para pessoas idosas. Temos aqui 60 assistidos em regime de isolamento social e um quadro de 54 funcionários. Essas doações vão nos ajudar a manter a limpeza diária e a higienização dos ambientes, além da assepsia e saúde dos trabalhadores e idosos”, conta Antônio Costa Almeida, presidente do Same.
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) foi o primeiro órgão público beneficiado com a doação. “Esses kits são de grande importância para os nossos servidores, que desempenham um serviço essencial, e por isso, estão trabalhando normalmente no auxílio ao homem do campo. É uma ajuda muito bem-vinda neste momento tão difícil”, explica Aparecida Andrade, diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro.
Instituições como o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Asilo Rio Branco, Hospital São José e Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju também foram beneficiados com as doações. Para receber os materiais, as instituições ou órgãos públicos devem fazer suas solicitações através dos e-mails gpresi@itps.se.gov.br e ditec@itps.se.gov.br.
“O momento é de somação e o nosso objetivo é ajudar instituições filantrópicas e órgãos públicos no enfrentamento à essa pandemia. Nesse sentido, decidimos não só produzir e doar o álcool em gel, mas também produtos de limpeza, pois sabemos que as instituições, em virtude da queda de doações, enfrentam obstáculos ainda maiores na hora de comprar esses itens igualmente essenciais no combate ao novo coronavírus”, explica o diretor-presidente do órgão, Kaká Andrade.
Fonte: Governo de Sergipe