Cohidro realiza obras de manutenção no perímetro irrigado de Lagarto

0
282
Foto: Fernando Augusto/Ascom Cohidro

Responsável por fornecer água para 421 lotes agrícolas, o perímetro irrigado Piauí, em Lagarto, recebeu obras de reparo e conservação em três edificações que fazem parte do seu sistema. Com o investimento de R$ 18 mil, a manutenção foi realizada pelo Governo de Sergipe, através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e irrigação de Sergipe – Cohidro. As obras aconteceram na área externa do prédio administrativo do escritório do perímetro, na Estação de Bombeamento (EB) 02 e no alojamento de operadores de bomba.

O investimento destinado às obras de manutenção é oriundo das tarifas d’água pagas pelos agricultores irrigantes, que são revertidas em melhorias para o próprio sistema. A Estação de Bombeamento (EB) 02 recebeu nova pintura e reparos no reboco em todo prédio, incluindo a aplicação de tintas especiais na tubulação, registros e conexões da área externa, para prevenir o desgaste causado pela ação do clima. No alojamento que recebe os operadores de bomba durante os turnos de trabalho, houve a troca das portas e louças do banheiro, a instalação de novo revestimento nos pisos e de novo forro em PVC. Além disso, foi feita ainda a manutenção na pintura geral do prédio e o retelhamento. Em 2016, o Governo do Estado já havia investido R$ 500 mil na EB-02, com a entrega de oito novas motobombas e recuperação do toda a parte mecânica e das tubulações.

As revitalizações também ocorreram nas EBs 03, 06 e 04, localizadas no perímetro irrigado pela Cohidro em Canindé de São Francisco. O diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, Jean Nascimento, destaca que uma nova metodologia de ação tem sido fundamental para identificar as carências na estrutura da empresa. “Temos uma rotina administrativa batizada de ‘Diretoria Itinerante’, através da qual deixamos de centralizar a atuação no gabinete e passamos a percorrer, semanalmente, todos os perímetros e as obras executadas pela Cohidro no interior do estado. Isso tem permitindo identificar com mais exatidão o que cada um desses polos necessita. Com essa proximidade, identificamos a necessidade e estamos entregando novos equipamentos de informática para facilitar o trabalho burocrático, distribuímos novos EPIs [equipamentos de proteção individual] e crachás de identificação aos nossos funcionários operacionais”, informou Jean Nascimento.

O agricultor Adelmo Bispo é um dos produtores atendidos pela irrigação do perímetro Piauí. Em seu lote, tem realizado a produção de melancia consorciada com maracujá. Ele considera que as reformas melhoram as condições de trabalho dos operadores, refletindo na qualidade do serviço de irrigação. “Tem que fazer reforma. A pintura do prédio da Cohidro dá uma melhor estrutura para os trabalharadores do perímetro. Com isso, eles nos dão boa atenção nas bombas, para termos água de qualidade com mais pressão, e assim poder molhar a nossa plantação mais rápido”, destacou o produtor.

O gerente do perímetro Piauí, Gildo Lima, explica que a obra de revitalização da área externa do escritório foi uma solicitação feita à Diretoria para atender ao evento que tradicionalmente ocorre no final de março: o Dia da Água. “A obra foi feita no tempo certo, pena que a pandemia de coronavírus nos forçou a adiar, tanto pelo risco de contaminação que ocorre quando tem aglomeração de pessoas, quanto pela suspensão das aulas nas escolas. Os estudantes são a maioria do público que participa de atividades de conscientização ambiental que a gente traz todo ano”, disse.

 Fonte: Governo de Sergipe

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome