A Junta Comercial do Estado de Sergipe liderou, nos 11 meses de 2023, o ranking de abertura de empresas do país. No último mês do ano, o tempo médio para se abrir uma empresa em Sergipe foi de 7 horas, abaixo da média nacional que ficou em 1 dia e 5 horas. Os dados são da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Foram cerca de 5.099 empresas abertas este ano. Do total, 92% das empresas concluíram a abertura em até 30 min. O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o período na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro e obtenção do CNPJ.
Evolução no registro empresarial
Comparado aos últimos 4 anos, Sergipe vem evoluindo no registro empresarial, em 2020, finalizamos o ano com o tempo médio de 21:54, em 2021 cerca de 18:46, em 2022 foram 10:21 e em 2023 (até o mês de novembro) são cerca de 6:42 para abertura de uma empresa.
Automatização
Destaque em agilidade e desenvolvimento tecnológico, a Jucese avançou no registro automático. Atualmente são cerca de 50 municípios com a consulta prévia automatizada. Em em 2023, mais de 4.913 processos foram realizados de forma automática, isto é, sem intervenção humana. A ferramenta permite a abertura e o encerramento de empresas (Empresário Individual, Eireli e Sociedade Limitada) de forma imediata, pela internet, em qualquer horário e dia da semana, com a liberação automática do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
A Jucese também investiu em ações na prestação de serviços para o empresariado sergipano, que resultaram na maior facilidade para registrar empresas e na ampliação de novos negócios no interior, além de realizar diversas parceiras com órgãos de licenciamento para simplificar e agilizar os processos de abertura.
TEXTO E FOTO (BANCO DE IMAGENS) ASCOM/JUCESE