O Prefeito de Itaporanga d’Ajuda, Otávio Sobral (PSDB), vetou o projeto de Lei Nº 009/2019, de autoria do vereador Thiago Luduvice e aprovado pela Câmara Municipal, que regula a gratuidade de ônibus para universitários e estudantes de cursos profissionalizantes moradores do município, cujos estudos são em Aracaju.
“O projeto é de grande valia, uma vez que, obter um meio de transporte público, disponibilizado pela prefeitura, auxiliaria economicamente na formação dos jovens”, justifica Thiago.
No entanto, para Otávio Sobral, educação não é prioridade, do contrário, repensaria na injustiça feita a centenas de estudantes. No Diário Oficial do Município, consta: “ Devido à natureza atributiva do Projeto de Lei, o mesmo deve ser prontamente VETADO, uma vez que não compete ao Legislativo discutir tal matéria”.
Como o prefeito é capaz de vetar um projeto em benefício da educação? Otávio Sobral não cogitou a hipótese do valor gasto em passagens, não caber no orçamento familiar, impedindo alunos de concluir os estudos e pleitear uma vaga de emprego? Ou será que o real motivo é ir contra os adversários políticos?
Os vereadores da bancada de apoio aprovaram o veto de Otávio, mantendo os estudantes sem direito por lei ao transporte. Porém, há de ter maturidade política e honestidade com Itaporanga, prefeito, pois somente um inimigo da educação, seria capaz desse ato deplorável, em nome de interesses políticos, não da população.