Plano de Governo de Fábio prevê descentralização da Saúde com ampliação de especialidades em hospitais regionais

0
399

O Sistema Único de Saúde é responsável pelo acesso gratuito à atenção primária, média e alta complexidades, serviços urgência e emergência, atenção hospitalar. Em Sergipe, que possui 2,22 milhões de habitantes, a rede estadual de saúde precisa estar apta para abranger toda a população. Pensando nesse público e na eficiência do serviço, Fábio Mitidieri pretende descentralizar os serviços, ampliando especialidades es hospitais regionais.

Dessa forma, os pacientes residentes do interior não necessitariam ir para a capital em busca de atendimento de urgência ou para tratamentos especializados, como renais crônicos, por exemplo. Hoje, um paciente renal ou oncológico do interior precisa se deslocar para Aracaju para receber atendimento no hospital João Alves Filho porque essas especialidades não são ofertadas em hospitais regionais.

“Além de ampliar as especialidades para os hospitais regionais, planejamos construir o Hospital Regional da Grande Aracaju a fim de desafogar o João Alves, que possui uma média semestral de 62 mil atendimentos, o que corresponde a mais de 10 mil atendimentos por mês. Também precisamos estabelecer uma política que assegure a contratação e a valorização de profissionais de saúde em toda rede”, declarou.

Consórcios

Incentivar a criação de consórcios intermunicipais para construção de Centro de Atenção Psicossocial regionais (CAPS) e para otimizar os processos de compras de insumos e medicamentos também estão entre as propostas para a Saúde.

“A pandemia impactou duramente o sistema de saúde. Ainda assim, o governo do Estado entregou o Hospital da Criança e o Centro de Reabilitação. Agora, precisamos avançar com investimentos em tecnologia, como telemedicina e prontuário eletrônico, para que possamos ofertar um serviço com mais rapidez e qualidade”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome