O Governo do Estado, por meio da Sergipe Gás S/A (Sergas), expande o gás natural canalizado para o interior do estado, iniciando no município de Lagarto e Umbaúba A notícia foi oficializada pelo governador Fábio Mitidieri, marcando um passo importante para o desenvolvimento energético e econômico de Sergipe.
A proposta está alinhada com os diálogos do prefeito eleito, Sérgio Reis, com o Governo do Estado, visando atrair empresas e estabelecer um distrito industrial em Lagarto.
Esse movimento representa um marco para o estado, já que a última interiorização de gás natural ocorreu em 2017, no conjunto Rosa Elze, município de São Cristóvão, localizado na região da grande Aracaju. Em Lagarto, o gás natural irá abastecer uma grande indústria e um posto de combustível, com planos de expansão.
O gás natural desempenha um papel crucial para a indústria e o transporte, contribuindo para a redução das emissões de gases do efeito estufa. Sergipe, que possui uma reserva rica em gás natural, aposta nessa fonte como uma alternativa estratégica para impulsionar o desenvolvimento energético sustentável.
Investimentos
Entre janeiro de 2023 e setembro de 2024, o estado de Sergipe investiu R$ 23.992.914,36 em obras de expansão da rede de gás natural, com a implantação de 43,9 km de malha de distribuição, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável e a modernização da infraestrutura energética.
Também estão programados para 2025 investimentos de R$ 25.530.827,00 em obras de expansão da rede de tubulação de gás, melhorias nas estações e ligações de clientes à rede de gasodutos.
Com informações do Governo do Estado